Quem sou eu

Minha foto
No momento estou na luta contra a balança, criei em mim a determinação para me cuidar! Quero e vou conseguir! Comecei com 115 quilos, no momento já matei 14 quilos, minha segunda meta é chegar a 99 kls e depois descer pra 85 e aí vc já sabe né rsss! Chegar no ponto que engordei, 63 quilos!

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Curiosidades sobre Unhas

Você Sabia?

A unha é uma estrutura composta por queratina presente na ponta dos dedos da maioria dos vertebrados terrestres. É produzida por glândulas em sua base que secretam grossas camadas de queratina, que se mantêm aderidas à pele até a sua extremidade



As unhas são feitas de uma proteína rígida chamada queratina e são uma forma modificada dos cabelos, compostas por:
  • margem livre- é a parte da unha que se estende além do dedo. Não há terminações nervosas nessa região, logo não sentimos dor ao cortá-la.
  • matriz ungueal ou raiz da unha – é a porção proximal da unha que cresce. Está embaixo da pele.
  • Eponíquio ou cutícula - é uma dobra de pele na porção proximal da unha.
  • Paroníquia – é a dobra de pele nos lados da unha.
  • Hiponíquio – é um fixação entre a pele do dedo e a porção distal da unha.
  • Lâmina ungueal – é a parte que nós pensamos quando dizemos unha, a porção rígida e translúcida, composta de queratina.
  • Leito ungual – é o tecido conjuntivo aderente que está fortemente aderido à lâmina ungueal. Possui uma grande quantidade de terminações nervosas.
  • Lúnula-  é a parte branca convexa do leito da unha.
  • Prega ungueal- é uma prega da pele dura sobreposta como de base de uma unha.
Mais do que um hábito constrangedor, roer unhas é um vício…

Roer as unhas é um hábito compulsivo também conhecido como onicofagia que se manifesta quando um indivíduo se encontra em situação de estresse, nervosismo, ou seja o fato de roer as unhas esta associado a algum distúrbio neurológico relacionado ao sistema nervoso central, que comanda todas as nossas vontades, sensações e estimulos.
O fato de roer as unhas esta associado a algum distúrbio neurológico, ou seja, esta relacionado ao sistema nervoso central, que comanda todas as nossas vontades, sensações e estimulos.
Definitivamente  roer as unhas não traz nenhum beneficio, pelo contrário, só traz maleficios, como doenças que advém do próprio contato das mãos com os utensilios do dia a dia. Além disso, pode causar APENDICITE, que é uma inflamação do apêndice. Evite descontar o seus problemas roendo as unhas. Pratique esportes, faça caminhada, dance, cante …

Roer Unhas é Doença? 


Onicofagia, é o hábito de roer as unhas, que chega a ser quase uma doença.
O hábito pode trazer uma série de problemas, não só de estética, já que a pessoa fica com as unhas horríveis, mas problemas de saúde.
Quando o problema é mais sério, atinge a matriz da unha e não tem mais como recuperá-la.
E mais que isto, infecções bacterianas prejudicam a área da cutículas e o contorno da boca. Em crianças pode acontecer a má oclusão dos dentes e verminoses.
Para o estômago a unha em si não há mal algum. Nem para o intestino.
Porém, roer unhas com esmalte pode sim fazer mal, uma vez que o esmalte contém produtos químicos.
O problema é que debaixo das unhas pode ter células mortas, poeiras, ácaros, bactérias e fungos e os mais diversos resíduos. Então, não é nada recomendável ficar roendo unhas.
Existem muitas fórmulas e dicas que ensinam a pessoa a parar de roer unhas. Algumas pessoas procuram usar esmaltes com gosto, para não ficarem colocando a unha na boca para roer, ou fazem uso das inúmeras receitas caseiras, mas o problema deve ser resolvido com tratamento e acompanhamento psicológico.
O problema tem sempre sua raiz ligada ao emocional. Se for ansiedade, por exemplo, deve tratar a ansiedade.
Mas uma boa dica é você ir para a frente do espelho e ficar três minutos se vendo roer as unhas. Observe como é desagradável ver alguém roer as unhas. Veja a imagem que as pessoas têm de você. Veja como é deprimente ficar assim, roendo, roendo, roendo, roendo. Isto faz mal até para sua auto-estima.
Eu tenho certeza que você não quer esta imagem para você. Não pelo que os outros vão pensar, mas por você mesma. Então tome uma grande atitude e a partir de agora, tenha força de vontade de não mais fazer isto. No início esta decisão precisa ser refeita não uma ou duas vezes, mas diversas vezes durante o dia. Com menos de uma semana você verá sua unha começando a crescer e crescerá também sua auto-estima, você vai ter aquela sensação de que tem força, tem opinião e isto vai fazer um grande bem para toda sua vida



Nenhum comentário:

Postar um comentário